Nesta quarta-feira (30/04), no programa “Café com Entrevista”, da Rádio Frei Galvão, recebemos a terapeuta integrativa e fisioterapeuta Beatris Carvalho. No bate-papo, a convidada destacou os avanços no tratamento da dor crônica a partir de abordagens integrativas, que consideram não apenas o corpo físico, mas também os aspectos emocionais do paciente.
Segundo dados da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor, cerca de 37% da população adulta brasileira sofre com dores crônicas, número que pode chegar a 46% segundo algumas pesquisas. A dor é mais prevalente entre mulheres e pessoas com mais de 50 anos.
A entrevistada comentou sobre a eficácia das terapias integrativas, muitas já respaldadas por estudos científicos. “A clínica é soberana. Muitas vezes, uma doença grave desaparece após um tratamento que considera o corpo, a mente e a alma do paciente”, afirmou.
Dra. Beatris alertou ainda sobre o risco da normalização da dor. “Não fomos criados para sentir dor”, disse, reforçando que o ideal é buscar ajuda assim que os primeiros sinais aparecem. Segundo ela, a dor é apenas um sintoma — uma manifestação de algo mais profundo.
⏯️Ouça a entrevista na íntegra: