⏯️Ouça a entrevista na íntegra:
No Café com Entrevista desta quarta-feira (07/05), recebemos a ginecologista Dra. Andréa Coutinho, referência em saúde da mulher na cidade de Guaratinguetá. Ela abordou temas relevantes sobre a saúde da mulher e, de modo especial, o câncer de colo de útero, sua prevenção e tratamento.
Este tipo de câncer é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) um problema de saúde pública. Segundo dados recentes, 19 mulheres morrem por dia no Brasil vítimas de câncer de colo do útero — uma a cada 90 minutos e uma das principais causas é o HPV (Papilomavírus Humano).
Como destacou a entrevistada, o câncer de colo do útero costuma ser silencioso. Alguns sintomas podem indicar o problema, como sangramento irregular, dor pélvica ou desconforto durante a relação sexual. Como a evolução deste tipo de câncer é lenta, é possível identificá-lo e tratá-lo antes que a doença se agrave.
Para a especialista, as falhas na cobertura do sistema público de saúde, a desinformação e o preconceito são grandes obstáculos. A OMS recomenda um tripé de prevenção do HPV, que engloba a vacinação, rastreamento de rotina e tratamento das lesões precursoras.