
⏯️ Ouça na íntegra:
A Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil celebra nesta terça-feira (15) o jubileu de 350 anos de sua criação, datada de 1675 por decisão do Papa Clemente X. Desde sua chegada ao Brasil, os Frades Menores trouxeram o carisma de São Francisco de Assis e desempenharam papel fundamental na formação religiosa, social e cultural do país.
Em entrevista à Rádio Frei Galvão, Frei Sandro Roberto da Costa, doutor em História da Igreja, destacou a profunda herança franciscana que marca a identidade espiritual dos brasileiros. “O Brasil foi batizado por um franciscano. A presença franciscana faz parte da nossa identidade religiosa. Celebrar 350 anos é celebrar a própria história de fé do povo brasileiro”, pontuou.
Frei Diego Atalino de Melo, definidor provincial e reitor do Santuário Frei Galvão, reforçou o impacto dos frades ao longo dos séculos na criação de cidades, igrejas, escolas e meios de comunicação. “É o desejo de São Francisco concretizado: levar a Boa Nova a todos os povos. Hoje seguimos atentos aos sinais dos tempos, levando a palavra de esperança pela rádio, TV e redes sociais”, afirmou.
A Província relembra ainda grandes nomes que marcaram sua história, como Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, o primeiro santo brasileiro; Frei Fabiano de Cristo; Frei Francisco do Monte Alverne, entre outros. A celebração de hoje rememora o passado e impulsiona a missão franciscana no presente. “Formação sólida, profundidade espiritual e coragem de avançar são essenciais para atualizar o carisma de Francisco no mundo de hoje”, disse Frei Sandro.
Para o cardeal Dom Jaime Spengler, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e frade franciscano desta Província, a missão dos frades hoje é atualizar o Carisma de São Francisco.
“Acredito que um grande momento da nossa história, desses 350 anos, está sintetizado na figura, na vida de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, que foi reconhecido pela Igreja como o primeiro santo brasileiro. Então, imaginemos que uma história de mais de 500 anos de evangelização cristã católica no nosso país, é profundamente marcada com a vida, o testemunho e a santidade de um franciscano que é membro desta Província. É uma grande responsabilidade e, ao mesmo tempo, é um grande desafio para todos nós, porque não basta simplesmente exaltarmos os fatos acontecidos ao longo dessa história, mas é a nossa missão é atualizarmos o carisma de São Francisco”, concluiu.
Confira também a Missa Solene realizada nesta terça-feira no Convento Santo Antônio, no Rio de Janeiro: