A Festa Literária de Guaratinguetá (FLIG), prevista inicialmente para ocorrer entre 22 e 24 de agosto, foi adiada. Durante entrevista no Jornal da Manhã Regional, o Secretário Municipal de Cultura, Tiago Xavier, explicou que o motivo foi um impasse no processo licitatório: a empresa vencedora não apresentou toda a documentação exigida, o que obrigou a abertura de um novo pregão. Apesar da mudança no calendário, ele reforçou que o evento não foi cancelado e ganhará novo formato, com atividades distribuídas pela cidade e ligação direta com a temática da Jornada do Patrimônio, que este ano aborda a malha ferroviária.
O entrevistado também destacou que a Secretaria de Cultura assumiu oficialmente a gestão do Carnaval da cidade, em parceria com o Turismo, visando otimizar a organização e valorizar ainda mais a festa.
A entrevista ainda abordou críticas recentes a eventos culturais, a valorização de artistas locais, a adesão de Guaratinguetá às leis de incentivo Aldir Blanc e Paulo Gustavo, e a agenda cultural diversificada da cidade.
Reveja a entrevista: