Na manhã desta quarta-feira (27), no Jornal da Manhã Regional, recebemos Edilson Aleixo, presidente da Companhia de Serviços de Água, Esgoto e Resíduos de Guaratinguetá (SAEG) e o diretor de Planejamento, Resíduos e Meio Ambiente, Beto Moura Valle.
Os convidados apresentaram um conjunto de ações para melhorar o abastecimento de água, ampliar o tratamento de esgoto e expandir a coleta seletiva no município.
Entre os principais pontos está a contratação de um financiamento de R$ 78 milhões junto à Caixa Econômica Federal para a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Jardim do Vale, obra que deve elevar de 33% para até 65% o índice de esgoto tratado em Guaratinguetá até 2028.
Outro destaque é o programa de combate às perdas de água, que já reduziu o tempo médio de conserto de vazamentos de 33 horas para menos de 10 horas. Na área de resíduos, a SAEG retomou em junho a coleta seletiva duas vezes por semana, atendendo atualmente 22% da população.
Na ocasião, os convidados falaram também sobre a greve dos empregados da SAEG devido à falta de pagamento da Participação nos Lucros ou Resultados (PLR), referente ao ano anterior. Segundo o presidente da Entidade, o processo está atualmente no Tribunal doo Trabalho em Campinas. “No momento em que chegamos à mesa de conversação com o sindicato, verificamos as diretrizes específicas fixadas pelo Poder Executivo. Então, é uma questão jurídica que levava em risco quem está assinando por uma segunda vez”, afirmou. Segundo Edilson, a situação gerou insegurança jurídica para o pagamento do benefício.
Reveja a entrevista: