/
/
Santa Casa de Guaratinguetá mantém atendimentos de retaguarda após decisão judicial

Notícias

Santa Casa de Guaratinguetá mantém atendimentos de retaguarda após decisão judicial


O provedor da Santa Casa de Misericórdia de Guaratinguetá, Dr. Rômulo Barros, confirmou em entrevista ao Jornal da Manhã Regional nesta terça-feira (7), que o hospital continuará prestando serviços de retaguarda à UPA da cidade após decisão favorável da Justiça.

Na última sexta-feira (3), a juíza Juliana Salzani deferiu pedido da Prefeitura Municipal garantindo a continuidade dos atendimentos de urgência e retaguarda hospitalar, que vinham sendo alvo de debate entre o município e a Santa Casa.

Segundo Dr. Rômulo, houve mal-entendidos semânticos e contratuais sobre o tipo de atendimento prestado. Ele explicou que a Santa Casa nunca deixou de cumprir suas obrigações e que a diferença entre “porta de entrada” (UPA) e “retaguarda” (hospital) foi o ponto central da confusão.

“A Santa Casa não negou atendimentos. O contrato estabelecia que atenderíamos casos de retaguarda — ou seja, pacientes encaminhados pela UPA após diagnóstico. Não somos responsáveis pela porta de entrada”, esclareceu o provedor.

Dr. Rômulo destacou que o contrato de retaguarda hospitalar segue em vigor até o final de outubro, com renovação prevista. A nova minuta contratual enviada pela Secretaria de Saúde prevê atendimento 24 horas com cirurgiões, anestesistas, ginecologistas, obstetras e especialistas em neurocirurgia e cirurgia vascular.

Durante a entrevista, o provedor ainda explicou que a Santa Casa é uma instituição filantrópica, atendendo 94% de pacientes do SUS — bem acima do mínimo de 60% exigido por lei.

Reveja a entrevista:

 

Compartilhar:

Tags:

Mais Notícias

  Guilherme Costa Com a chegada do fim de ano, a busca por renovar os ares da casa e trazer mais leveza para a rotina se torna frequente. A Personal Organizer Augusta Vieira foi a convidada do quadro Café com Entrevista da última quarta-feira (17), na oportunidade a profissional destacou que a organização vai muito […]

  Guilherme Costa  A evolução do consumo elétrico nas residências brasileiras, impulsionada pelo uso de aparelhos como ar-condicionado, micro-ondas e Air fryer, tem tornado obsoletas as instalações de energia mais antigas. Em participação no quadro Café com Entrevista, Daniel Oliveira, especialista da Power Poste, alertou que o “poste padrão” não é somente uma exigência das […]

  Guilherme Costa Em entrevista concedida nesta sexta-feira (19) ao Jornal da Manhã, o maestro Junior Campos, responsável pela música nos Santuários de Nossa Senhora Aparecida e Frei Galvão, discutiu o impacto da música litúrgica na espiritualidade dos fiéis. Completando um ano de trabalho específico no Santuário Frei Galvão, o maestro destacou a unificação dos […]