/
/
Padre Dário Bossi fala sobre a presença da Igreja Católica na COP 30 em Belém

Notícias

Padre Dário Bossi fala sobre a presença da Igreja Católica na COP 30 em Belém


Érika Augusto

Na manhã desta segunda-feira (10), o Jornal da Manhã Nacional conversou com Pe. Dário Bossi, missionário comboniano e assessor da Comissão Episcopal para a Ação Sócio-Transformadora da CNBB. Ele falou sobre a COP 30, que inicia nesta segunda-feira, e a presença da Igreja Católica no evento. Segundo o convidado, a participação no evento simboliza um compromisso profundo com o cuidado da “Casa Comum” e a justiça socioambiental. “Essa participação mostra que o compromisso com o cuidado da Mãe Terra é parte essencial da missão cristã. É a Igreja samaritana, profética e consciente, que cuida das feridas das pessoas e do planeta”, afirmou.

Durante entrevista, o padre destacou que a delegação católica conta com cerca de 50 bispos de cinco continentes, incluindo oito cardeais, além de representantes de pastorais, movimentos sociais e comunidades de base. “É uma presença significativa, que mostra uma Igreja com os pés no chão e aberta ao diálogo, trazendo a voz dos territórios e das populações mais afetadas pelas mudanças climáticas”, afirmou.

A Arquidiocese de Belém preparou quatro grandes eixos de debate e reflexão durante a COP 30: educação, cultura, pastorais sociais e juventudes. Cada um desses eixos terá encontros e testemunhos sobre experiências locais e práticas sustentáveis, promovendo um ambiente de diálogo entre Igreja, ciência, política e povos indígenas.

Na quarta-feira (12), ocorrerá um Simpósio Nacional com transmissão online, reunindo especialistas e lideranças religiosas para debater temas centrais da Conferência, como transição energética, desmatamento e direitos dos povos originários.

Padre Dário também mencionou o documento das Igrejas do Sul Global, lançado recentemente, que propõe caminhos concretos para uma sobriedade feliz — estilo de vida simples e coerente com os limites do planeta. “Precisamos repensar nosso consumo, transporte, hábitos e relação com os recursos naturais. A mudança começa na vida cotidiana e se estende às decisões políticas”, disse.

Reveja a entrevista: 

 

Compartilhar:

Tags:

Mais Notícias

  Guilherme Costa A tradicional Cavalaria de São Gonçalo e São Benedito de Guaratinguetá, que comemorará 300 anos em 2026, é um grande movimento de fé que reúne anualmente entre 2.300 e 2.500 cavalos e cavaleiros. O evento é uma procissão a cavalo, a única no Brasil a sair no Domingo de Páscoa. A Cavalaria […]

O futuro do centro de Guaratinguetá e de cidades vizinhas no Vale do Paraíba foi discutido por Clodomiro Toledo Júnior, integrante da AMVALE, e pelo Capitão Lopez Diniz, comandante da 2ª companhia do 23º BPM/I, destacando a importância da integração turística e da segurança pública para a revitalização. Turismo como Motor Econômico Clodomiro Júnior vê […]

  Guilherme Costa  A edição desta quinta-feira (4), o quadro Ponto de Vista trouxe para os ouvintes um debate sobre “o cuidar”, Neuza Cipolli e a terapeuta Helô Lobo definiram o termo como atenção, responsabilidade e serviço ao outro. A terapeuta, que possui experiência na APAE, ressaltou que “cuidar e amar são duas palavras sinônimas”. […]