O futuro do centro de Guaratinguetá e de cidades vizinhas no Vale do Paraíba foi discutido por Clodomiro Toledo Júnior, integrante da AMVALE, e pelo Capitão Lopez Diniz, comandante da 2ª companhia do 23º BPM/I, destacando a importância da integração turística e da segurança pública para a revitalização.
Turismo como Motor Econômico
Clodomiro Júnior vê o turismo como uma “plataforma econômica” e uma “exportação sem frete”, que traz recursos e impulsiona o comércio local, como artesanato e produtos religiosos. O foco da ANVALI é a integração regional, unindo o Litoral norte, a Serra da Mantiqueira e a Região da Fé. O objetivo é incentivar turistas de longa estadia. A região da fé já é a mais turística do Brasil, com cerca de 15 milhões de visitantes anualmente, superando o Rio de Janeiro. Para o comércio tradicional, a ANVALI incentiva a adaptação e busca o apoio de parceiros como o SEBRAE para oferecer produtos e serviços adequados aos visitantes.
Reveja a Entrevista Claudomiro Toledo Junior:
Segurança Pública

O Capitão Lopes Diniz afirmou que o centro é uma prioridade para a Polícia Militar devido à alta movimentação. Para apoiar a revitalização, a PM reforçou o policiamento.
O policiamento com uso de bicicleta retornou através da atividade delegada.
A Base Comunitária Móvel está sendo direcionada para o centro durante o período natalino, funcionando até as 22h, o horário de fechamento do comércio.
O reforço do policiamento durante a madrugada e a colaboração com comerciantes resultaram na diminuição de furtos e arrombamentos no início do ano.
Há grande expectativa pela chegada do projeto Muralha Paulista, pois o sistema inteligente de câmeras é visto como essencial para a identificação de criminosos e o fechamento de portais da cidade, funcionando como um aumento de efetivo. Além disso, o aumento de moradores no centro, previsto na revitalização, é visto como benéfico para a segurança, pois o fluxo de pessoas afasta a má-intenção.
Reveja a Entrevista Cap PM Lopez Diniz: