⏯️Ouça a entrevista na íntegra:
Na manhã desta quinta-feira (15/05), Adriana Vaz, primeira-dama de Guaratinguetá, presidente do Fundo Social de Solidariedade e Secretária Municipal da Mulher, esteve pela primeira vez na Rádio Frei Galvão FM, onde participou do Jornal da Manhã Regional e do Café com Entrevista. A conversa foi mediada pelos jornalistas Juliana Luz e Felipe Melo.
Na entrevista, Vaz destacou os principais desafios enfrentados nos primeiros meses da atual gestão e anunciou novos projetos voltados à geração de renda, inclusão social e apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade.
Durante o bate-papo, a convidada relembrou o retorno à administração municipal após 12 anos e apontou as mudanças no cenário social da cidade, como o aumento da população em situação de rua. Segundo Adriana, a mudança na demanda social na cidade é perceptível, um cenário que exige um olhar diferenciado, sobretudo para quem está em situação de risco e vulnerabilidade.
A primeira-dama também explicou a diferença entre o Fundo Social e a Assistência Social, destacando que o primeiro atende emergências, enquanto o segundo cuida de processos mais contínuos e programas governamentais.
Entre os destaques da entrevista, Adriana apresentou o novo projeto “As Mags” (As Magníficas)”, voltado à capacitação de mulheres vítimas de violência. A iniciativa oferece oficinas de beleza, costura criativa e artesanato com o objetivo de fortalecer a autoestima e proporcionar independência financeira. “A mulher chega fragilizada, passa por acolhimento e, com o tempo, aprende uma profissão. Ela volta pra casa de cabeça erguida”, explicou Adriana.
Além disso, Adriana destacou a importância das capacitações para inserção no mercado de trabalho. Cursos como o de panificação, oferecido gratuitamente pelo Fundo Social, têm ajudado moradores a conquistar uma fonte de renda ou novas oportunidades de emprego.
Uma novidade para o município foi o anúncio da adesão de Guaratinguetá à Associação das Primeiras-Damas do Estado de São Paulo, o que segundo Adriana Vaz poderá ampliar o acesso a recursos e programas em âmbito estadual.
Ao final da entrevista, ela também agradeceu o trabalho realizado no Santuário Frei Galvão, que tem trazido visibilidade para a cidade no âmbito do turismo religioso e também na área social, através da iniciativa do Sefras, Ação Social Franciscana, que mantém o projeto social Perfeita Alegria, do Santuário Frei Galvão, e também o Centro de Convivência Frei Galvão Solidário, do Seminário Frei Galvão.