Érika Augusto
Nos últimos dias, páginas das redes sociais da região relataram a aparição de um jacaré no bairro Village Santana. Há relatos de outro na Vila dos Comerciários. O fato tem chamado a atenção de moradores e levantado dúvidas sobre o motivo da presença desses animais em áreas urbanas. Para falar sobre o tema, a bióloga Juliana Fernandes participou nesta quarta-feira (15) do Jornal da Manhã Regional, explicou as possíveis causas destas aparições e alertou sobre os cuidados necessários diante dessas situações.
Segundo Juliana, a expansão urbana e a poluição dos córregos são fatores que contribuem para o deslocamento de animais silvestres. “Começamos a construir e invadir o espaço destes animais, sem respeito pelas espécies que vivem ali. Com o acúmulo de lixo, os ratos são atraídos para estes locais, e eles atraem predadores maiores, como os jacarés”, explicou.
Outro fator apontado pela especialista foi o período de chuvas e reprodução dos répteis. “Eles estão em fase reprodutiva, buscando locais para desova, e isso muda até o comportamento, ficando mais protetores e agressivos”, destacou a bióloga. Apesar de não representarem uma ameaça direta aos humanos, ela explicou que eles podem atacar em situações de defesa, com risco maior para animais domésticos, como cães e gatos.
A especialista ainda alertou que maltratar ou tentar capturar o animal é crime ambiental. “O correto é acionar a Polícia Ambiental ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. Eles têm preparo para fazer o manejo seguro”, orientou.
Reveja a entrevista: