
Érika Augusto
Nesta segunda-feira (17), o programa Café com Entrevista abordou o tema da conscientização sobre segurança no trânsito. Para falar sobre o tema, conversamos com Fabrício Fachini, consultor técnico em segurança viária do CEPA Mobility, que fez um alerta sobre o comportamento dos condutores e os riscos crescentes nas vias brasileiras.
Fachini destacou que o Brasil contabilizou mais de 34 mil mortes no trânsito em 2023, um aumento em relação a 2022 — uma média de 96 vidas perdidas por dia. Na região do Vale do Paraíba, foram 377 mortes apenas no ano passado.
Segundo ele, o número crescente de acidentes fatais está ligado não apenas ao aumento da frota, mas principalmente à gravidade dos impactos, especialmente envolvendo motociclistas. “O corpo do motociclista está totalmente exposto. A velocidade é um fator determinante no nível de energia do impacto”, explicou.
O especialista afirmou que 92% dos acidentes são causados por falha humana, frequentemente associada à distração e ao desvio de atenção no trânsito. Ele também ressaltou que acidentes próximos de casa são comuns, pois motoristas entram em “modo automático” ao trafegarem por rotas conhecidas.
Um dos temas abordados foi a proposta de retirar a obrigatoriedade das autoescolas para obtenção da CNH. Para Fachini, a medida facilitaria o acesso para pessoas de baixa renda, mas também pode resultar em candidatos despreparados. “O aprendizado técnico é fundamental. Sem metodologia, muitos vão apenas decorar conteúdos para passar na prova, sem se tornarem condutores melhores”, explicou.
Reveja a entrevista: