
Guilherme Costa
O Carnaval de Guaratinguetá 2026 começa a tomar forma e as escolas de samba já estão em ritmo de preparação. A Rádio Frei Galvão, em parceria com a Organização das Escolas de Samba de Guaratinguetá (OESG) e a Secretaria de Cultura, iniciou a cobertura especial e trouxe as primeiras informações sobre os enredos das escolas de samba Beira Rio da Nova Guará e Bonecos Cobiçados, durante a edição desta segunda-feira (27) do Jornal da Manhã Regional.
Bonecos Cobiçados – Homenagem à História com Chica da Silva
A Escola de Samba Bonecos Cobiçados, vai levar para a avenida em 2026 o enredo: “Chica da Silva, rainha dos diamantes”, o tema foi uma escolha “bem democrática” da comissão de carnaval. Luiz Henrique da comissão de carnaval ressaltou a importância do tema: “Chica da Silva, que é um tema de importância para o nosso país, principalmente para a cultura afro, brasileiro”. Ele também fez a conexão da história de Chica da Silva com a região do Vale do Paraíba, que foi ponto de travessia do que era extraído das minas no século XVIII, período da Estrada Real. A professora Lidiane, que integrante da escola destacou a importância da clareza na escrita do enredo: “Eu tenho que fazer de uma maneira harmoniosa, com que o outro entenda. Passar a mensagem”. A escola busca manter as raízes do bairro do Campinho, berço do samba e sede da Bonecos Cobiçados.
As duas escolas estão com seus barracões em pleno funcionamento, já iniciando a confecção das estruturas, e demonstram grande otimismo para o carnaval de 2026. O consultor especial Antonio Carlos Faísca irá acompanhar a cobertura da Rádio Frei Galvão ressaltou que ambas as escolas estão se preparando para tentar “tirar o título da embaixada, que vai lutar pro tetracampeonato”. O público poderá conferir os sambas-enredo no evento oficial de lançamento no próximo sábado, 1º de novembro, na quadra do Acadêmicos do Campo do Galvão, a partir das 20h. O evento é organizado pela OESG e Secretaria de Cultura. Os ingressos antecipados custam R$ 15,00 e a mesa com quatro lugares, R$ 100,00.

Beira Rio da Nova Guará – Magia e Mistério com o enredo “O X da Questão”
A vice-campeã do carnaval de 2025, a Beira Rio da Nova Guará, irá para a avenida com o enredo “O X da questão: magia ou feitiçaria, mágica ou ilusão”. A presidente Andréia Colura destacou que a escola continua na linha lúdica e de encantamento que deu certo no ano anterior. O novo enredo busca trazer o mistério: “Vem com mágico. Uma feitiçaria mesmo. Ainda segundo ela o carnavalesco, Luciano Rosa, é um “grande acerto do Beira Rio” e “superou as expectativas”.
Andréia também mencionou o cuidado com a letra do samba-enredo, que este ano foi adquirida de compositores de São Paulo trazidos pelo carnavalesco, optando por não realizar um concurso dentro da comunidade. Sobre a preparação, a presidente também relatou que o barracão já está ativo e a comunidade tem voltado a participar ativamente dos eventos. A escola, que conquistou o vice-campeonato em 2025, sentiu o impacto positivo do resultado “A sensação do vice-campeonato dá um gostinho, a responsabilidade aumenta, nosso único em competição foi em 1983” afirmou Andréia .
Reveja a entrevista: