
Guilherme Costa
O Carnaval de 2026 em Guaratinguetá traz uma importante mudança estrutural em sua organização. Diferente de anos anteriores, nos quais a responsabilidade era integralmente da Secretaria de Turismo, a edição deste ano conta com um modelo de trabalho integrado sob a liderança da Secretaria da Cultura, com o apoio do Turismo. Segundo o secretário de Turismo, Anderson Solcia, essa transição visa fortalecer a manifestação artística do evento e facilitar o acesso a leis de incentivo e fomento cultural. Enquanto a Cultura assume a frente operacional e artística, o Turismo trabalha em paralelo para consolidar o Carnaval como um produto turístico de alta qualidade. O planejamento também foca na melhoria da experiência do público na avenida, com discussões sobre a sonorização sincronizada e um plano de segurança rigoroso em parceria com a Polícia Militar.
O secretário destacou os motivos da mudança e as expectativas para a festa:
Sobre a nova gestão: “A cultura está ligada diretamente com uma manifestação cultural […] e caberia à cultura estar assumindo isso e o turismo trabalhando em paralelo para transformar junto à cultura num produto turístico.”
Sobre captação de recursos: “A cultura ela tem algumas linhas de fomento, leis de incentivo […] você consegue trazer isso mais alinhado ao propósito do projeto.”
Sobre a segurança: “25 nós tivemos uma segurança muito alinhada […] esse ano nós queremos daí para melhor.”
Sobre a experiência na avenida: “Estaremos em reunião agora com a empresa […] para ter um som sincronizado que vá por toda a avenida.”
Inscrições para Ambulantes
Para quem deseja trabalhar durante os dias de folia, o cronograma já está definido:
Período de Inscrição: De segunda-feira, 19 de janeiro, até sexta-feira, 23 de janeiro.
Horário: Das 10h às 17h.
Local: Secretaria de Turismo.
Documentação: Documento com foto (RG) e comprovante de endereço.
Sorteio das Vagas: Será realizado no dia 27 de fevereiro, às 15h, no Espaço Multiuso.
Os vendedores serão responsáveis por seus próprios carrinhos e terão liberdade de escolha quanto às marcas de bebidas comercializadas, devendo atuar uniformizados para garantir a organização do evento.
O Carnaval 2026 já começa a movimentar a economia e a cultura local com os eventos de pré-carnaval, como o Festival da Martinha, que inicia hoje, seguido pelo Samba e Seresta na próxima semana. Com o foco na integração administrativa e no aprimoramento da infraestrutura de som e segurança, a prefeitura busca oferecer uma festa mais profissional e atraente tanto para os moradores quanto para os turistas que lotam a avenida todos os anos.
Reveja a entrevista: