
Nesta quarta-feira (09/04), no programa “Café com Entrevista”, da Rádio Frei Galvão FM, recebemos Fernando Guimarães, presidente da Associação Cavalaria de São Gonçalo e São Benedito de Guaratinguetá. Na entrevista, Fernando falou sobre a história da entidade, da devoção e da Festa, que neste ano acontece nos dias 20 e 21 de abril.
Esta devoção teve início quando os homens de caminho: cavaleiros, tropeiros e viandantes ergueram, no ano de 1726, uma capela em louvor a São Gonçalo, próximo ao Rio Comprido, depois, Ribeirão de São Gonçalo.
Em 1766 a Capela passou a abrigar também a Irmandade de São Benedito, com a obrigação de zelar do altar de São Gonçalo e o paramentar, ajudando no que pudesse para o bem da Capela de São Gonçalo. Este fato deu origem a união de São Gonçalo e São Benedito em uma mesma igreja, festa e cavalaria, na qual passaram a participar também os escravos cativos devotos de São Benedito, seu padroeiro.
Fernando também falou sobre a expectativa da Cavalaria se tornar um patrimônio histórico e cultural do Brasil, o que deve acontecer muito em breve. Em 2026, a Cavalaria completa 300 anos, um marco muito significativo.
Ouça a entrevista na íntegra: