No dia 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992. A intenção é conscientizar a sociedade sobre a importância da água para a vida no planeta. A ONU também divulgou a “Declaração Universal dos Direitos da Água” no dia 22 de março de 1992. Este documento prevê que o acesso à água potável e ao saneamento são direitos humanos básicos.
Para falar sobre esta importante data, a Rádio Frei Galvão FM recebeu para uma entrevista Washington Luiz Agueda, engenheiro agrônomo, responsável pelo núcleo de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Grupo Lótus, consultor na área de projetos sustentáveis do Santuário Nacional de Aparecida, coordenador arquidiocesano da Pastoral de Ecologia Integral da Arquidiocese de Aparecida e presidente da Arpaa (Associação Responsável pela Proteção e Amparo Animal).
Na conversa, Agueda falou da importância do tema e de como esta conscientização precisa superar o senso comum e dar respostas aos problemas reais que têm afetado a população, como as chuvas intensas, o excesso de calor e as secas.
“Estes efeitos vão acontecer com frequência, ou seja, que medidas vamos tomar? Não é somente diminuir o tempo do banho, fechar a torneira. Precisamos de ações de gestão de recursos hídricos, de gestão de áreas de risco, e isso é algo que o Brasil tem inteligência para isso, existem recursos para isso. O que falta efetivamente são bons projetos”, afirma Agueda.
⏯️ Ouça a entrevista na íntegra: