
Desde Roma, de onde participará do Conclave que irá eleger o novo Pontífice da Igreja Católica, o cardeal Dom Jaime Spengler, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e frade menor da Província Franciscana da Imaculada Conceição, conversou com o jornalista Felipe Melo, da Rádio Frei Galvão FM, partilhando as expectativas para o Conclave e também a leitura que o cardeal faz deste momento da história da Igreja.
Dom Jaime destacou a importância do diálogo, da oração e do conhecimento mútuo entre os cardeais, além da escuta dos “sinais dos tempos”, tão valorizada desde o Concílio Vaticano II. Segundo Dom Jaime, o legado de simplicidade, proximidade e transparência deixado por Francisco deve ser mantido e fortalecido.
“Não resta dúvida que o legado do Papa Francisco é enorme para a Igreja, ele trouxe um espírito novo. No exercício do seu ministério, ele primou pela simplicidade, pela proximidade e, ao mesmo tempo, pela transparência. Creio que na escolha do novo pontífice este legado não pode ser perdido, ao contrário deve ser incrementado”, afirmou Dom Jaime.
Ele concluiu a entrevista pedindo orações para que a escolha do novo Papa esteja à altura dos desafios contemporâneos.
⏯️Ouça a entrevista completa: