
Guilherme Costa
O doutor Marcelo Meirelles, participou da edição desta quinta (11) do Jornal da Manhã, ele foi o convidado do quadro “Café com Entrevista” e na oportunidade abordou a saúde dos pés. O profissional detalhou as patologias mais frequentes que atende, ressaltando que o pé sustenta todo o peso do corpo e o apoio irregular pode causar problemas.
A fascite plantar (inflamação da fáscia na planta do pé) é muito comum. É frequentemente agravada pelo uso constante de calçados muito baixos (como rasteirinhas) e por passar muito tempo descalço. A tração que a fáscia exerce no calcâneo pode levar à calcificação, conhecida como esporão de calcâneo, embora a doença principal seja a fascite. Já o joanete é uma deformidade na qual o dedão se desvia para dentro. Joanete é o nome dado ao calo saliente. A condição pode ser familiar, sendo piorada por sapatos apertados ou de bico fino. A indicação para cirurgia é sempre funcional (por dor) e não por estética.
Sobre o calçado ideal, o recomendado é um com um a dois centímetros de salto (como um tênis), pois isso distribui o peso de forma mais uniforme e reduz a força necessária para a marcha. Para quem usa botas de proteção, a calcanheira de silicone é indicada por amortecer o impacto e criar a pequena elevação favorável ao calcanhar. A diabete pode causar o pé diabético que pode acarretar perda de sensibilidade (neurite diabética). O maior perigo é a pessoa não perceber um ferimento. É crucial nunca andar descalço e ter cuidado com micoses/frieiras, que podem evoluir para infecções graves, como a erisipela.
Reveja a entrevista: