
Érika Augusto
O programa Café com Entrevista desta terça-feira (28) recebeu a médica reumatologista Dra. Andréa Meirelles, da Clínica Moverti, para falar sobre artrite reumatoide, seus sintomas, prevenção e as inovações no tratamento, como o uso da telemedicina e dos imunobiológicos.
Durante a conversa, a especialista alertou que a artrite não é uma doença restrita aos idosos. “Ela pode afetar qualquer pessoa, em qualquer fase da vida, e pode ter causas virais, bacterianas ou autoimunes”, explicou. Meirelles também destacou a diferença entre artrite e artrose: enquanto a primeira é uma inflamação nas articulações, a segunda é um processo degenerativo relacionado ao desgaste, mais comum após os 45 anos.
A entrevistada destacou que o tratamento da artrite reumatoide é multidisciplinar, envolvendo medicamentos, fisioterapia, terapia ocupacional, alimentação adequada e atividade física. “Não é indicado tratar apenas a dor. É preciso conter o avanço da doença para evitar deformidades nas articulações”, explicou.
Reveja a entrevista:
 
											 
								 
								