O número de novas empresas abertas no Estado de São Paulo atingiu um crescimento recorde de 15% no primeiro semestre de 2025, com mais de 200 mil novos empreendimentos formalizados — o maior índice desde o início da série histórica em 1998. Em todo o Brasil, o número ultrapassou 2,6 milhões de novos pequenos negócios.
O cenário otimista foi tema do programa Café com Entrevista desta terça-feira (22), que recebeu o professor Rodolfo Rosa, especialista em economia e empreendedorismo, para comentar os dados e analisar as tendências do mercado.
“Estamos em um ciclo de otimismo, com desemprego em queda e abertura de empresas em alta, o que indica que as pessoas estão investindo por oportunidade, e não por necessidade”, explicou o especialista.
O setor de serviços foi o principal responsável pelo crescimento empresarial, respondendo por 63% das novas empresas em junho. Em seguida aparecem o comércio (21,5%) e a indústria de transformação (7%). Segundo Rodolfo, essa tendência está ligada à dificuldade de competir com produtos industrializados de baixo custo, especialmente os chineses. “O Brasil precisa se destacar onde é forte: nos serviços. E nisso, somos muito bons”, afirmou.
Reveja a entrevista: