
Nesta quinta-feira (02), o fotógrafo Denílson Luiz esteve no Jornal da Manhã Regional, falando sobre a exposição “Sete Maravilhas de Guaratinguetá”. A iniciativa leva para escolas, museus e espaços culturais registros das sete paisagens, monumentos e tradições escolhidas pela população da cidade em 2008 como símbolos de sua identidade histórica e cultural.
O projeto, realizado em parceria com o artista visual Júnior Santos, une fotografia e arte mural. As imagens já passaram por locais como o Buriti Shopping, o Museu Conselheiro Rodrigues Alves e a Escola Joaquim Vilela, despertando o interesse de crianças e jovens pela fotografia e pela história da cidade.
Entre as maravilhas retratadas estão a Catedral de Santo Antônio, a Estação Ferroviária, o bairro do Gomeral, a Cavalaria de São Gonçalo e São Benedito — que completa 300 anos em 2026 —, a Casa de Frei Galvão, a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e a Escola de Especialistas de Aeronáutica.
Denílson destaca que a pesquisa histórica foi fundamental para enriquecer o olhar fotográfico: “Mais do que registrar uma imagem, busquei transmitir a representatividade de cada maravilha. A fotografia educa o olhar e ajuda a valorizar o patrimônio que muitas vezes passa despercebido”, afirmou.
Saiba mais sobre o projeto em: https://www.instagram.com/maravilhasdeguara/
Reveja a entrevista: