Guilherme Costa
Guaratinguetá se prepara para sediar a maior Festa de São Frei Galvão de sua história. O evento, que começa nesta quinta-feira (16) e segue até 26 de outubro, espera atrair cerca de 100 mil devotos de todo o Brasil. Em entrevista no programa Café com Entrevista, o reitor do Santuário Frei Galvão, Frei Diego Melo, detalhou os preparativos e as novidades, destacando o pilar social e missionário da celebração. A Festa deste ano se estrutura em cinco aspectos: espiritual, cultural (shows), gastronômico, social e, principalmente, o missionário, que leva a devoção além dos muros do Santuário.
Frei Galvão vai ao encontro das “periferias”
A grande novidade na programação é a intensificação das “missões”, um gesto concreto de caridade. Segundo Frei Diego, a iniciativa reflete um chamado da Igreja. “É levar Frei Galvão àquelas realidades que o Papa Francisco denominou muito bem como as periferias geográficas e existenciais”, explica o religioso.
Nove frades estudantes se dividirão em equipes para visitar hospitais, clínicas de recuperação, asilos e projetos sociais entre os dias 20 e 24 de outubro, levando a bênção e as pílulas do santo. “A festa mobiliza muita gente, atrai muita gente, mas nós não podemos nos esquecer das pessoas que não conseguem vir até o Santuário. Então é Frei Galvão indo ao encontro daqueles que não conseguem vir até nós”, afirmou o reitor.
Estrutura ampliada e segurança familiar
Para garantir o conforto dos 100 mil fiéis esperados, o Santuário implementou uma estrutura inédita, incluindo a montagem de uma grande tenda. A área lateral da igreja será totalmente coberta e exclusiva para as celebrações, garantindo mais conforto para o público das Missas e Novena.
O frade ressaltou que o ambiente familiar é uma prioridade, permitindo que todos celebrem com tranquilidade: “É bom vir aqui porque é um ambiente seguro, familiar, os pais estão sentados comendo, bebendo alguma coisa, assistindo o show, as crianças estão ali do lado brincando no parquinho, tudo num ambiente muito agradável”, destacou.
A Festa, que tem o tema “Com Frei Galvão, cultivemos a paz com toda a criação”, conta com o apoio da Família Missionária, uma das fontes de recursos do Santuário, e de mais de 400 voluntários. Frei Diego Melo conclui sobre o objetivo central da celebração: “A festa é da cidade de Guaratinguetá. O maior objetivo é divulgar o primeiro santo brasileiro”.
Reveja a entrevista: