Em entrevista ao programa Encontro de Família, o definidor provincial Frei Gilberto da Silva abordou o significado espiritual e histórico da celebração do Perdão de Assis, comemorado neste sábado (2).
Atualmente residindo na Fraternidade do Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis (RJ), Frei Gilberto destacou que a Porciúncula — cujo nome significa “pequena porção” — é o berço da espiritualidade franciscana. “Francisco dizia que ali era a manjedoura dos franciscanos. Um lugar sagrado que nos remete ao início da nossa ordem”, afirmou.
Segundo Frei Gilberto, a indulgência concedida nesta data pode ser aplicada tanto à própria pessoa quanto a almas falecidas, desde que o fiel participe da Eucaristia, se confesse, reze pelo Papa e vá a uma igreja franciscana.
Ele também ressaltou a importância dessa celebração num mundo marcado por conflitos, exclusões e desigualdades. “O perdão é curativo. Ele nos coloca de pé e nos capacita a olhar o mundo com os olhos de Deus”, afirmou. “Precisamos mais do que nunca de reconciliação, de homens e mulheres em paz, comprometidos com um mundo melhor”, conclui.
No Santuário Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP), a Santa Missa do dia do Perdão de Assis será neste sábado (2) às 15h.