Neste dia 23 de março, lembramos com profundo respeito e gratidão a vida e o legado de Frei Rogério Neuhaus (1863 – 1934), frade franciscano, exemplo de fé e doação.
Nascido em 1863 na Alemanha, Frei Rogério iniciou sua jornada na vida religiosa aos 17 anos, ao ingressar no convento de Harreveld, na Holanda. Com fervor e determinação, recebeu o burel em 1881 e, em 1890, foi ordenado sacerdote. Seu espírito missionário o levou a cruzar o oceano, desembarcando no Brasil em 1891, onde se firmou como o “Apóstolo do planalto catarinense”.
Durante mais de 30 anos, Frei Rogério enfrentou desafios imensos – desde longas viagens a cavalo, por estradas difíceis e perigosas, até as adversidades de um tempo marcado pela pobreza e pela falta de assistência religiosa. Sempre movido pelo amor às almas e pelo compromisso com Deus, sua vida foi dedicada ao serviço do próximo, deixando um exemplo que ressoa até os dias atuais.
Mesmo diante de obstáculos, seu zelo e sua piedade conquistaram a admiração de fiéis e amigos, transformando sua trajetória em inspiração e ensinamento. Em 1934, após uma vida repleta de sacrifícios e devoção, Frei Rogério faleceu, aos 71 anos, deixando um legado de evangelização que nos convida a seguir seu exemplo de serviço à comunidade e fraternidade.
Além de sua história de fé e perseverança, o legado de Frei Rogério se estende às ondas do rádio. As Rádios Coroado FM e Movimento FM, que integram a Fundação Frei Rogério – que leva o seu nome -, têm sido, desde 1952, um importante meio de comunicação, levando informação, evangelização e entretenimento para 90 municípios, mantendo vivos os valores e a missão deste grande franciscano.
Que a memória de Frei Rogério Neuhaus nos inspire a viver com generosidade, coragem e fé, fazendo do bem sempre. Hoje, celebramos não apenas uma frade que se foi, mas um exemplo de como servir com amor e afinco pode transformar vidas.
Frei Augusto Luiz Gabriel
Presidente da Fundação Frei Rogério