
⏯️ Ouça a entrevista na íntegra:
No dia 30 de maio, às 23h59, encerra-se o prazo para a declaração do imposto de renda. Com a proximidade da data, o programa “Café com Entrevista” recebeu nesta quarta-feira (14/05) o contador e delegado regional do Conselho Regional de Contabilidade, José Luiz Nunes, para tirar dúvidas dos ouvintes sobre o envio da declaração e pontos de atenção para evitar cair na malha fina.
De acordo com dados recentes da Receita Federal, até o momento mais de metade dos brasileiros ainda não entregaram a declaração. O contador explicou que a declaração é obrigatória para quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888 em 2024, além de rendimentos isentos que superem R$ 200 mil, como lucros de poupança ou heranças.
Segundo o entrevistado, há muitas vantagens de declarar o IR, mesmo para quem não é obrigado: “Criar um histórico fiscal pode evitar problemas futuros, principalmente na venda de bens como imóveis.”
Nunes também explicou como declarar ações, criptomoedas, aplicações em dólar e aluguel de imóveis, destacando que até mesmo ganhos com investimentos pequenos devem ser reportados. Além disso, ele alertou para o risco de cair na malha fina com os gastos do cartão de crédito – sobretudo para quem empresta o cartão para amigos e familiares.
Ouça a entrevista na íntegra no player localizado no topo desta notícia. ⬆️