
Érika Augusto
O Santuário Frei Galvão recebe, a partir deste sábado (15), a exposição “Arte Sacra para Ver e Sentir”, uma iniciativa itinerante do Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS/SP) que leva ao público réplicas de importantes obras do acervo. A mostra, acessível, gratuita e interativa, permite que os visitantes toquem as peças e vivenciem uma experiência sensorial única. Para falar sobre a iniciativa, recebemos no Café com Entrevista a diretora de planejamento e gestão do Museu, Tatiana Ricci.
Para a mostra itinerante, o museu desenvolveu réplicas utilizando tecnologia de escaneamento 3D e impressão em ABS termoplástico — o mesmo material usado em protótipos automotivos. De acordo com a entrevistada, a mostra foi criada para democratizar o acesso ao patrimônio sacro e permitir que o público toque as esculturas. A iniciativa também garante acessibilidade para pessoas com deficiência visual, oferecendo audiodescrição e explicações em Libras por meio de QR Codes nas obras.

No Santuário Frei Galvão, 21 peças serão expostas, escolhidas de acordo com a estrutura disponível. Frei Diego Melo, reitor do Santuário, também participou da entrevista e relatou sua emoção ao ver o resultado: “Fiz daquele espaço um momento de oração. Pensei em quanta gente vai poder se encontrar com Deus através dessa exposição, de forma acessível e democrática. É um grande presente para Guaratinguetá e para romeiros de todo o Brasil.”
Além disso, os visitantes podem retirar um ingresso de acesso gratuito ao Museu de Arte Sacra localizado na capital paulista, válido até 4 de janeiro.
Serviço
Exposição: MAS Itinerante – Arte Sacra para Ver e Sentir
De 15 de novembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026
Horário: segunda a sexta das 7h às 18h, sábados das 7h às 19h e aos domingos das 6h às 20h30
Entrada: Gratuita
Local: Santuário Frei Galvão – Guaratinguetá (SP)
Endereço: Av. José Pereira da Cruz, 53 – Jardim do Vale, Guaratinguetá – SP
Reveja a entrevista: