/
/
Neurocientista Bruna Bacico fala sobre saúde mental, tecnologia e vínculos familiares 

Notícias

Neurocientista Bruna Bacico fala sobre saúde mental, tecnologia e vínculos familiares 


Érika Augusto

Nesta segunda-feira (10), o programa Café com Entrevista recebeu a neurocientista Bruna Bacico, que destacou a importância do cuidado com o cérebro, dos vínculos familiares e do equilíbrio no uso das tecnologias modernas.

Durante a conversa, a especialista ressaltou que o cérebro nunca para de aprender e que a plasticidade neural é essencial para o desenvolvimento humano em todas as idades. Segundo ela, as células estão constantemente aprendendo e se adaptando às necessidades do corpo e do ambiente.

Bruna também comentou sobre sua participação nos livros “Quando a infância dói” (volumes 1 e 2), obras que abordam os vínculos afetivos no processo de aprendizagem e o impacto da genética no comportamento humano. 

A neurocientista explicou que a sociedade atual vive um excesso de estímulos, o que pode levar ao chamado embotamento cognitivo, quando a pessoa consome muitas informações superficiais, sem se aprofundar, o que causa fadiga mental.

Ela destacou ainda que atividades simples — como leituras, oração, caminhadas e contato com a natureza — ajudam a reduzir a aceleração das ondas cerebrais e restaurar o equilíbrio mental. 

Reveja a entrevista:

 

Compartilhar:

Tags:

Mais Notícias

  Guilherme Costa A tradicional Cavalaria de São Gonçalo e São Benedito de Guaratinguetá, que comemorará 300 anos em 2026, é um grande movimento de fé que reúne anualmente entre 2.300 e 2.500 cavalos e cavaleiros. O evento é uma procissão a cavalo, a única no Brasil a sair no Domingo de Páscoa. A Cavalaria […]

O futuro do centro de Guaratinguetá e de cidades vizinhas no Vale do Paraíba foi discutido por Clodomiro Toledo Júnior, integrante da AMVALE, e pelo Capitão Lopez Diniz, comandante da 2ª companhia do 23º BPM/I, destacando a importância da integração turística e da segurança pública para a revitalização. Turismo como Motor Econômico Clodomiro Júnior vê […]

  Guilherme Costa  A edição desta quinta-feira (4), o quadro Ponto de Vista trouxe para os ouvintes um debate sobre “o cuidar”, Neuza Cipolli e a terapeuta Helô Lobo definiram o termo como atenção, responsabilidade e serviço ao outro. A terapeuta, que possui experiência na APAE, ressaltou que “cuidar e amar são duas palavras sinônimas”. […]