/
/
No Dia Mundial das Comunicações Sociais, a Igreja nos pede uma comunicação mais humana

Notícias

No Dia Mundial das Comunicações Sociais, a Igreja nos pede uma comunicação mais humana

⏯️Ouça a entrevista na íntegra:

 

Em comemoração ao Dia Mundial das Comunicações Sociais, que em 2025 será celebrado no dia 1º de junho, o programa “Encontro de Família” do último sábado (24), recebeu Frei Gustavo Medella, vigário provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.

Na entrevista, ele abordou o significado da data, a intenção da Igreja Católica ao instituí-la, as reflexões sobre o tema proposto na mensagem deste ano e como a sociedade pode refletir sobre sua responsabilidade na comunicação.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais foi celebrado pela primeira vez em 1967, com o intuito de promover uma reflexão ampla e profunda sobre o papel da comunicação na sociedade contemporânea. Conforme destacou Frei Gustavo, ao citar a mensagem do Papa São Paulo VI para o primeiro Dia Mundial das Comunicações, a Igreja deseja “dar sua contribuição para o ordenado progresso do mundo da comunicação”.

Frei Gustavo reforçou que, segundo o Papa São Paulo VI, o Dia Mundial das Comunicações visa sensibilizar todos os cristãos sobre a importância da comunicação como ferramenta de evangelização e transformação social. Trata-se de um chamado à ação generosa, em união de orações e iniciativas com pastores e demais colaboradores, a fim de alcançar, com a ajuda de Deus e a intercessão da Virgem Maria, os frutos esperados para o bem da família humana.

A mensagem divulgada para o 59º Dia Mundial das Comunicações Sociais é inspirada na Primeira Carta de São Pedro, e tem como título “Partilhai com mansidão a esperança que está nos vossos corações”. Frei Gustavo destacou três ensinamentos fundamentais da mensagem do Papa Francisco sobre comunicar com esperança: confessar Cristo como Senhor; dar razão da esperança com testemunho e comunicar com mansidão e respeito.

“Mais do que fazer comunicação, mais do que operar aparelhos que comunicam, nós podemos dizer sem medo que somos comunicação. E se somos comunicação, é claro que desejamos ser cada vez mais amorosos, generosos, pacíficos, realizados e felizes e que a nossa comunicação também transmita todos esses valores. Quando a Igreja celebra a solenidade da Ascensão do Senhor, é hora também de recordarmos a nossa responsabilidade como discípulos, missionários, enviados pelo próprio Cristo para pregar o evangelho em toda parte e a toda criatura”, concluiu o frade.

Compartilhar:

Tags:

Mais Notícias

Na manhã desta terça-feira (9), o programa Café com Entrevista reuniu especialistas para debater um tema cada vez mais atual: a amizade em meio às transformações sociais, tecnológicas e culturais. Para falar sobre o assunto, convidamos o psicólogo Laerte Luís Rosa e o filósofo e escritor Walter Cezar Addeo, que trouxeram perspectivas complementares sobre a […]

  Nesta terça-feira (09), o Jornal da Manhã Regional deu início à uma série de entrevistas sobre as relações de trabalho. A primeira convidada foi a advogada trabalhista Tamara Costa, sócia do escritório OCP, que abordou os impactos e desafios do assédio moral nas empresas. Segundo a especialista, o assédio moral se diferencia do dano […]