
A Paróquia São Pedro, em Guaratinguetá, lançou oficialmente a Pastoral da Inclusão, iniciativa que busca promover a acolhida e o cuidado de pessoas com deficiência, neurodivergências e outras necessidades específicas dentro da vida comunitária. Para falar sobre esta pastoral e suas especificidades, recebemos nesta segunda-feira (08) o pároco Padre Aloísio Mota.
Segundo o entrevistado, a Pastoral nasce do desejo de traduzir o Evangelho em práticas concretas de empatia, acessibilidade e justiça social. “A Igreja é chamada a cuidar de todos, mas tem uma atenção especial por aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é oferecer não só acolhida, mas também permanência e cuidado com qualidade”, afirmou Padre Aloísio.
Entre as medidas já adotadas pela Pastoral da Inclusão estão a elaboração de uma cartilha prática sobre como agir em situações envolvendo pessoas com autismo, TDAH, ansiedade e outras condições; formações comunitárias para catequistas e agentes pastorais nos dias 27 de setembro e 4 de outubro; lançamento do programa “Igreja em Ação”, que estreia na próxima sexta-feira (12), às 19h30, nas redes sociais da paróquia, com foco inicial no tema do autismo sob a perspectiva cristã.
Acesse as redes sociais da Paróquia São Pedro: https://www.instagram.com/saopedroguara/
Reveja a entrevista: