
Érika Augusto
No programa Encontro de Família deste sábado (22), recebemos José Roberto, membro da Pastoral Afro-Brasileira da arquidiocese de Aparecida. Ele destacou a importância do movimento dentro da Igreja Católica e sua atuação no combate ao racismo e na promoção da cultura afrodescendente.
Durante a entrevista, José Roberto explicou que a Pastoral Afro-Brasileira surgiu a partir do Concílio Vaticano II. Segundo ele, a consolidação desse trabalho ocorreu com o Conferência de Puebla e ganhou força no Brasil em 1981 com a Missa dos Quilombos e, mais tarde, com a Campanha da Fraternidade de 1988, cujo tema foi “Negro, ouve o clamor deste povo”.
José Roberto contou que a Arquidiocese de Aparecida tem desenvolvido ações de educação antirracista, com apoio do arcebispo Dom Orlando Brandes. Um dos projetos de destaque é o Simpósio de Educação Antirracista, criado para estimular as escolas municipais a abordarem a igualdade racial de forma contínua, não apenas em datas comemorativas.
A Pastoral também se une a outras iniciativas sociais da Igreja, como a Pastoral do Idoso e a Pastoral da Saúde, além de participar de atividades culturais e religiosas. Para saber mais sobre a Pastoral Afro-Brasileira da arquidiocese de Aparecida, acesse: https://www.arqaparecida.org.br/pastorais-e-comissoes/83917-pastoral-afro
VEJA TAMBÉM A ENTREVISTA COM DOM ZANONI, BISPO REFERENCIAL DA PASTORAL AFRO-BRASILEIRA