⏯️Ouça a entrevista na íntegra:
Nesta terça-feira (27), o programa “Café com Entrevista”colocou em pauta o tema da reabilitação cardíaca. Para falar sobre o assunto, recebemos o educador físico João Paulo Barros, especialista em reabilitação cardíaca na Clínica Moverti, em Guaratinguetá.
De acordo com o entrevistado, hoje as doenças cardíacas são as principais causas de morte no mundo. Só no Brasil, cerca de 400 mil pessoas faleceram por problemas cardíacos em 2024, uma morte a cada 90 segundos. Segundo João Paulo, 80% desses casos poderiam ser evitados com mudanças de hábitos e cuidados preventivos.
Segundo o especialista, fatores como sedentarismo, obesidade, hipertensão, diabetes e excesso de açúcar são grandes vilões. “O infarto é o final da linha, mas há muitas outras doenças cardiovasculares silenciosas”, alertou.
O especialista explicou que a reabilitação cardíaca é um processo essencial para quem sofreu eventos cardíacos, como infarto ou AVC. Segundo João Paulo, hoje a ciência comprova a importância da prática de exercícios controlados para aqueles que acabaram de passar por uma cirurgia, sendo o retorno gradual fundamental para a recuperação e para a prevenção de novos eventos.
O educador físico também fez um alerta sobre o uso indiscriminado de anabolizantes, sobretudo por jovens frequentadores de academias. “Isso sobrecarrega o coração e pode causar mortes súbitas, principalmente durante exercícios intensos”, enfatizou.