Neste sábado, 16 de agosto, completam-se 20 anos da morte de Ir. Roger Schutz, fundador da Comunidade Ecumênica Taizé, fundada na França em 1940.
Para falar sobre esta data, sobre a Comunidade, sua relação com os jovens e a atuação no Brasil, a partir da Comunidade Taizé em Alagoinhas, na Bahia, o programa Encontro de Família conversou com Irmão Henrique, pertencente à Comunidade, que hoje vive no Brasil.
Para o convidado, o silêncio é uma das experiências que mais atraiu os jovens de todo o mundo. “O silêncio permite descobrir um tesouro muito grande, que é uma vida interior, que é uma presença dentro de si, de Cristo que é muito próximo, de um Deus que é muito próximo, Jesus que é um amigo”, explicou.
Ele falou também sobre a Comunidade Taizé presente há 50 anos no Brasil. Localizada no município de Alagoinhas, na Bahia, os irmãos oferecem uma casa de encontros e de retiros, com orações três vezes por dia. “Temos uma vida fraterna muito simples, vivemos só do nosso trabalho, fabricamos ícones, velas, artesanato, pães”, explica.
Além da rotina de oração, os irmãos contribuem com a comunidade local, na periferia de Alagoinhas. “Buscamos conviver o mais próximo possível com os nossos vizinhos, acolhemos as crianças, as mães adolescentes, fazemos visitas, escutamos, oferecemos uma presença simples, gratuita, de amizade. Através da nossa presença buscamos dizer que a vida deles vale a pena”, concluiu o entrevistado.
Conheça mais a Comunidade Taizé: https://www.taize.fr/en/