Érika Augusto
O programa Café com Entrevista desta segunda-feira (13) abordou a preparação da Festa de Frei Galvão do Santuário dedicado a ele, que se inicia nesta quinta-feira (16). Os organizadores esperam receber cerca de 100 mil fiéis durante as festividades.
Para falar sobre o tema escolhido para a edição de 2025 e os temas de cada dia da Novena, recebemos Frei Valdir Laurentino, que compõe a fraternidade local. Neste ano, a festa tem como tema “Com Frei Galvão, cultivemos a Paz com toda a Criação”, inspirado no Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis, que completou 800 anos em 2025. Segundo o convidado, o tema está na origem do Carisma Franciscano.
Durante a Novena, cada dia refletirá sobre um aspecto da vida e espiritualidade do santo. Entre os subtemas estão: Frei Galvão, profeta e apóstolo da paz; Frei Galvão, fermento do bem; Homem de oração e justiça que fortalece as famílias; Rico dos tesouros celestes, nos ensina a conservar a beleza da natureza; Lâmpada da caridade e da mansidão evangélica. Segundo Frei Valdir, essas reflexões buscam unir o Evangelho do dia à mensagem de fé, paz e fraternidade presente na trajetória do santo guaratinguetaense. “Frei Galvão é um profeta da paz, a vida dele foi empenhada para construir a paz, a harmonia, a bondade. Ele foi um profeta e apóstolo da paz, que anunciou com palavras e com gestos a misericórdia de Deus”, afirmou o frade.
Como parte das celebrações, os fiéis são convidados a participar de gestos concretos de solidariedade, doando alimentos e produtos de higiene pessoal. As doações serão destinadas ao Projeto Perfeita Alegria, ligado à Ação Social Franciscana (Sefras), que atende 120 famílias e mais de 150 crianças em situação de vulnerabilidade em Guaratinguetá.
Reveja a entrevista: