⏯️Ouça a entrevista na íntegra:
Nesta segunda-feira (02), no Jornal da Manhã Regional, recebemos a secretária de Saúde de Guaratinguetá, Nádia Meirelles. Na entrevista, ela destacou as principais ações adotadas pela pasta para enfrentar o aumento de casos de gripe e influenza na cidade. Segundo Nádia, mais de 90% dos atendimentos nas unidades de saúde atualmente estão relacionados a síndromes gripais.
Para evitar a superlotação da UPA, a Secretaria implementou a descentralização dos atendimentos, garantindo que todas as unidades de saúde da cidade estejam preparadas com os mesmos recursos da UPA, incluindo medicamentos e insumos para casos de gripe. “Ainda há uma percepção errada da população de que só a UPA atende gripe, por isso está sempre cheia. Mas todas as unidades estão aptas a realizar o atendimento”, explicou.
Respondendo a perguntas de ouvintes, Nádia afirmou que a vacinação contra gripe está sendo realizada nas instituições de longa permanência de idosos, além das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Ela ressaltou que a adesão melhorou significativamente e, apenas no último final de semana, mais de 300 pessoas foram vacinadas.
Na participação, a Secretária também comentou a mudança na administração do Hospital Frei Galvão, que passará a funcionar como uma unidade 100% SUS. O hospital, que hoje recebe um aporte estadual de aproximadamente R$ 4 milhões mensais, passa a atuar como uma referência regional, atendendo Guaratinguetá e cidades vizinhas.
Assista pelo Youtube: