⏯️Ouça na íntegra:
Na manhã desta terça-feira (17), o Secretário de Assistência Social de Guaratinguetá, Ricardo Teberga, participou do Jornal da Manhã Regional e apresentou um panorama sobre a situação social do município: cerca de 25% da população — quase 30 mil pessoas — depende de algum tipo de programa de transferência de renda. O município destina cerca de 2,5% do seu orçamento para a pasta, o que, segundo o secretário, é abaixo do ideal. “Outros municípios da região aplicam entre 6% a 8%”, comparou.
O secretário também apontou três grandes desafios sociais no município: a crescente violência contra mulheres; o envolvimento de crianças no tráfico de drogas e o abandono de idosos. A cidade já conta com quatro unidades do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), além de programas de acolhimento, como a Casa da Mulher, inaugurada em 2024. Outro ponto abordado foi a população em situação de rua, tema que preocupa comerciantes e moradores. Segundo dados atualizados, 38 pessoas vivem nas ruas e recusam acolhimento, apesar das abordagens semanais feitas pela equipe da Secretaria. “Já acolhemos 45 pessoas este ano, e distribuímos 255 passagens rodoviárias para encaminhamento de pessoas em trânsito”, explicou.
O secretário finalizou reforçando a necessidade de ampliar os programas de capacitação para que os beneficiários possam sair da dependência de auxílios e ingressar no mercado de trabalho, promovendo autonomia e desenvolvimento local.
Assista pelo Youtube: