
Foto: Prefeitura Municipal de Aparecida
Guilherme Costa
Aparecida enfrenta gargalos no trânsito e na segurança pública com foco em ações integradas e conscientização. O Secretário de Segurança Pública e Trânsito de Aparecida, Major Oliveira, participou da edição desta quinta-feira (8) do Jornal da Manhã na oportunidade o chefe da pasta abordou os desafios críticos enfrentados pelo município, especialmente o aumento do fluxo de veículos e o desrespeito à sinalização em áreas turísticas. Entre os temas centrais, destacaram-se as estratégias para lidar com brigas entre pessoas em situação de rua, após o registro de dois óbitos recentes, e o planejamento para otimizar o acesso ao Santuário Nacional.
Sobre segurança da cidade, Major Oliveira foi enfático: “É muito preocupante, todos os dias realizamos ações em conjunto buscando abordagem, orientação e oportunidades para essas pessoas também.” O secretário ainda abordou a questão dos desrespeitos às regras de trânsito: “Por diversas vezes, a gente passa a orientação às pessoas. No entanto, infelizmente, as pessoas acabam por não obedecer.” Sobre a fiscalização e parcerias ele destacou que: “A maior competência é na esfera municipal, tanto a Polícia Militar quanto a Guarda Civil Municipal e mais longe ainda, buscamos fazer um convênio junto à Polícia Rodoviária Federal.” Sobre o fluxo no entorno do Santuário: “Ontem (dia 7 de janeiro) estivemos ali mapeando toda a situação, também direcionando e solicitando para a MRS a questão de sinalização.”
A Prefeitura de Aparecida busca, por meio de parcerias com a Polícia Militar, PRF e MRS, solucionar o “caos” no trânsito que agora se estende para além dos finais de semana. O Major Oliveira reforçou que o objetivo principal é o “bem acolhimento” de moradores e visitantes, ressaltando que a eficácia das melhorias depende diretamente da conscientização da população em respeitar as regras estabelecidas.
Reveja a entrevista: