
Guilherme Costa
O Jornal da Manhã Regional recebeu nesta terça-feira (18) o vereador de Guaratinguetá Cabo Samuel, durante a entrevista foram abordados temas cruciais para a cidade como: segurança no trânsito e a fiscalização do dinheiro público. Cabo Samuel, serviu por 25 anos na Polícia Militar (PMESP) e atuou por 13 anos no PROERD.
Sobre sua atuação como vereador, ele enfatizou as atribuições de fiscalizar e legislar, com foco na questão orçamentária. “Então acredito que esse ano o Junior, está administrando aquilo que ele não aprovou no passado. Então na decorrência disso, eu vejo também que a Câmara Municipal, ela tá em consonância com o prefeito. Estamos auxiliando o Prefeito em toda essa questão orçamentária, fazendo as aprovações necessárias que ele precisa para governar a cidade”. Afirmou o parlamentar. Ele também mencionou a aprovação do empréstimo FINISA, de 109 milhões, que teve uma modificação crucial: o dinheiro deverá ser usado especificamente nas obras listadas, e se houver economia, o valor deve ser devolvido, tornando o processo mais “justo”.
A segurança no trânsito é um ponto de grande preocupação. O vereador criticou a falta de sinalização e a necessidade de reativar radares no município, além de cobrar o aumento do efetivo de agentes de trânsito. Ele também manifestou preocupação com os acidentes, especialmente envolvendo motociclistas. “Eu estou muito preocupado com os motociclistas, porque muitos jovens estão adquirindo motocicletas, e estão exagerando na velocidade”.
Em relação à infraestrutura, o vereador cobra a conclusão da ciclovia na estrada Plínio Galvão César, uma obra iniciada em 2022 com um orçamento de mais de 1 milhão de reais. Ele enfatizou a importância da obra para a mobilidade urbana e a segurança da população, citando ter visto uma mãe com carrinho de bebê na pista de rolamento devido ao fato da ciclovia estar com mato alto. A entrevista ofereceu um panorama detalhado dos desafios e ações em Guaratinguetá. Enquanto o vereador Cabo Samuel foca na fiscalização das finanças e na luta por mais segurança no trânsito e melhor infraestrutura para ciclistas.
Reveja a entrevista: