
Guilherme Costa
A edição do Arena dos Esportes do dia 2 de dezembro de 2025 recebeu Xandão como entrevistado especial, em uma conversa que abordou o futebol amador, a Copa da Amizade e as expectativas para a final do Campeonato Amador da AFAG (Associação de Futebol Amador de Guaratinguetá). O programa destacou o papel de Xandão como uma “fonte de ideias” para competições amadoras, em Guaratinguetá e região, onde suas sugestões foram implementadas. A pauta principal girou em torno do futebol amador da terra de Frei Galvão, incluindo a final da AFAG e o trabalho que Xandão desenvolve como “compositor” de ideias para eventos esportivos. A sua transição de jogador/espectador para os bastidores do futebol amador ocorreu quando ele começou a engordar e não aguentava mais jogar, sendo assim ele buscou auxiliar o esporte de outra forma.
Xandão comentou sobre a dificuldade de organizar o futebol amador e a importância da credibilidade: “É um trabalho muito difícil, no qual não se ganha dinheiro, e muitas vezes se põe dinheiro, o Gil [Presidente da AFAG] sabe disso.” “O futebol amador faz fez parte da minha vida então, nada mais justo que eu poder também doar um pouco do meu tempo para esta causa O apoio que a secretaria podia dar de melhor e a gente procurou fazer o melhor para o amador com certeza.”
Ao projetar a final do Campeonato Amador da FAG entre Rebento e Chubazianos, Xandão indicou um favorito: “Acredito que o favorito é o Rebento. Porém, é tipo um favoritismo. Tá no melhor momento, né? Tá empolgado, mas o Chubazianos é muito forte e não é à toa que tá na terceira final consecutiva.” Ele ressaltou a campanha “irretocável” do Rebento, com cinco jogos e cinco vitórias, mas classificou o favoritismo do Rebento devido à força do atual bicampeão Chubazianos. Xandão também citou a origem da popular Copa da Amizade, um torneio que ele profissionalizou: “Eu montei um mecanismo gigantesco, e gigantesco mesmo, porque a gente trouxe transmissão, a gente trouxe e aí, toda a profissionalização que um campeonato organizado tem que ter.” A entrevista destacou a paixão e o empenho de Xandão pelo esporte de base, reforçando o debate sobre os desafios e a dedicação necessários para manter vivo o futebol amador. A grande final da FAG, um dos destaques da noite, acontecerá no domingo às 8h30.
Reveja a entrevista: